13 de ago. de 2009

Croácia


A Croácia é um país europeu cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. Banhado pelo Mar Adriático, o litoral da Croácia está permeado de numerosas ilhas, cravejado de lindas baías e diferenciado por suas maravilhosas penínsulas. As agradáveis temperaturas são fáceis de encontrar, principalmente na ilha de Hvar, onde o sol brilha 2.718 horas por ano. As praias limpas e brilhantes das maiores ilhas da Croácia são perfeitas para quem deseja tomar muito banho de sol. As ilhas de Krk, Cres, Brac, Hvar, Pag, Korcula, Rab e Vis estão entre as maiores. Além disso, há diversas baías pitorescas. As mais conhecidas incluem a Baía de Kvarner e a Baía de Sibenik. Uma viagem pelo litoral é uma aventura inesquecível. Começando com Istria (a maior península croata): as ilhas de Rovinj, Pula, Brijuni e Motovun são quatro lindas paradas obrigatórias. Mais ao sul estão Opatija, Crikvenica, Zadar, Sibenik, Primosten, Trogir, Solin, Split, Makarska, Dubrovnik e Cavtat. Cada uma tem estilo e características próprias e tornarão inesquecível sua experiência no litoral. A Croácia tem uma herança cultural extraordinariamente rica. Além disso, tem se exposto a muitas outras culturas com o passar da história. Isso a torna um país muito interessante para os turistas e outras pessoas interessadas em história, arquitetura e teatro. Muitos resquícios culturais: das eras gregas, romanas e medievais podem ser encontrados em museus, igrejas e antigos objetos arquitetônicos. Na maioria das vilas, você encontrará uma antiga capela, igreja ou fortaleza medieval.

DICAS:

Apesar de ser um país muito pequeno, 10 dias é muito pouco tempo para conhecer o litoral da Croácia, quem dirá o país todo. Uma boa maneira de chegar ao norte da Croácia é via Itália. Do porto de Veneza saem balsas rápidas todos os dias. Até Poreč (C com assento tem som de tch) e o trajeto dura duas horas em uma balsa rápida e bem confortável. Lá você poderá escolher uma boa varidedade de hoteis, mas antes de fechar com um ou outro, visite o quarto antes. As acomodações aparentemente são razoaveis, mas alguns deixam a desejar em equipamentos. Uns não tem ar condicionado e nem ventilador, outros ficam em andar alto e o hotel não tem elevador. Tudo bem se for para pagar pouco, mas no verão em Porec os preços são salgados e dificilmente encontrará um quarto simples por menos de 80 Euros.


É um bom negócio alugar um carro na Croácia, pois é mais barato que no resto da Europa. A carteira de motorista do Brasil é válida. Não caia no papo das operadoras que sem saber insistem em oferecer carteira internacional, pois lá eles nunca viram uma. Existem varias praias escondidas que de trem ou ônibus passariam sem serem vistas e de carro você pode parar e apreciar. O policiamento não é ostensivo, raramente a policia é vista em cidades pequenas, mas não se arrisque em desafiar a lei, pois eles aparecem quando menos esperamos! A gasolina também custa menos que na Europa e bem menos que no Brasil. Com 200 Kunas (menos de 70 Reais) você enche o tanque de um carro pequeno. É possível alugar um carro em uma cidade e devolver em outra mais distante, mas uma tarifa de retorno de quase 40% do valor da locação será cobrada.

Se você está com dinheiro sobrando, aí é bom negócio ficar em um hotel de alto padrão. Pagará mais de 150 Euros a diária por quarto. Mas se a grana é curta, aí fuja dos hotéis baratos, pois o negocio é alugar apartamentos particulares. No verão os moradores disponibilizam apartamentos especialmente construídos para o turismo com preços que chegam a pouco mais de 20 Euros a diária e a oferta é grande nas principais praias. São melhores que muitos hotéis intermediários e tem cozinha completa que permite fazer sua própria refeição ou café da manhã. Negocie bem com o proprietário antes de se definir, deixando claro o que pode e o que não pode, bem como as limitações de uso. Antes de alugar eles são bem amistosos, mas depois de um banho demorado ou uma noite toda com o ar condicionado ligado, as relações podem ficar abaladas, pois os croatas não são adeptos do desperdicio de energia. A eletricidade é bem cara por lá.

Se o tempo é curto, concentre-se nas ilhas de Brač, Hvar e Korčula, pois são as mais bonitas e mais badaladas. A praia mais bonita está na ilha de Brač, na cidade de Bol, e se chama Zlatni Rat (Chifre Dourado). As três ilhas tem saída de balsa da cidade de Split que vale ser conhecida também. Split é uma das maiores cidades do litoral, tem a economia baseada nos serviços, pois de lá saem barcos para as principais ilhas e até para a Italia. O turismo é bem explorado em Split, porém a cortesia dos atendentes não é das melhores, haja visto que, se um turista insatisfeito for embora, outros 500 voltarão no lugar dele. Pelo menos é o que parece pelo atendimento oferecido!

Dubrovnik é uma cidade muito interessante que deve ser visitada também. Fica em um enclave, separado do resto da Croácia por um pequeno trecho da Bósnia. Quem passar por ali de carro, moto ou ônibus terá que passar pela polícia de fronteira, mas é apenas uma formalidade. Não há necessidade de visto especial. A praia de Neum no pequeno litoral bósnio (pouco mais de 20 km) é uma parada interessante que deve ser feita e a população é bem atenciosa com turistas. Já em Dubrovnik existem muitas opções de hospedagem nas cidades vizinhas, mas a cidade historica é que passa a ser o centro das atenções. Um passeio pelas muralhas da cidade é imperdível, custa pouco e você pode passar o dia por lá.

O idioma croata é uma língua eslava que emprega o alfabeto latino, mas muitas pessoas falam o inglês seguido de italiano mais ao norte e alemão. Para os falantes do português é fácil a aprendizagem de algumas palavras básicas (apenas algumas!) em croata, mas recomendo um guia do idioma, pois em cidades pequenas e mais afastadas dos centros turísticos só falam croata. Eles gostam quando um turista tenta se comunicar no idioma local, pois é uma forma de demonstrar respeito e interesse por parte dos estrangeiros. Os jovens estudam ingles nas escolas e adoram uma oportunidade para praticar com turistas. O mais velhos e mais cultos também falam um pouco de alemão devido as relações da antiga Yuguslavia (da qual a Croácia fazia parte até os anos 90) e a antiga Alemanha Oriental. Já os mais velhos de cidades pequenas e de dificil acesso, só falam o croata, muitas vezes os dialetos. Mas lá você encontrará turistas de toda a Europa, onde vários idiomas vão se cruzar. Entre os turistas das mais diversas etnias, o ingles é o mais usado.


Mande sua dica sobre a Croácia em forma de comentário.

Nenhum comentário: