25 de ago. de 2009

Panama


A Cidade do Panamá foi fundada em 1519 com uma população de 100 habitantes por Pedro Arias Dávila e pouco tempo depois se converteu no ponto de partida para a exploração e conquista do Peru e um ponto de trânsito para os carregamentos de ouro e prata que eram enviados para a Espanha. Em 1610 existiam ao menos 5.000 habitantes, convertendo-a numa das cidades mais importantes da América espanhola e já em 1670 a população teve um aumento significativo de 10.000 habitantes. Após sucessivos incendios e ataques, a cidade foi reconstruída em 1673 em uma nova localização a 2 kms da cidade original. As ruínas da antiga cidade ainda se mantêm e são uma popular atração turística conhecida como Panamá a Velha. A construção do Canal de Panamá foi de grande benefício para a infra-estrutura da cidade. Durante a Segunda Guerra Mundial a construção de bases americanas e a presença de grande quantidade de militares e pessoal civil trouxeram novos níveis de prosperidade à cidade. Através dos anos os benefícios dessa presença na área do canal significaram para os panamenhos uma afronta, devido a fato dos nativos terem acesso limitado, ou não conseguiam alcançar várias áreas nas cercanias do Canal. Muitas dessas áreas eram zonas militares acessíveis só ao pessoal americano. No final dos anos 70 e durante os anos 80, a cidade se converteu em centro bancário. A cidade continua sendo um dos maiores centros bancários do mundo, mas estabeleceu vários controles para o fluxo de dinheiro.

As mudanças que surgiram na nova Cidade do Panamá são dramáticas desde 1999, ano da saída das tropas norte americanas e a obtenção da soberania total do país. A Cidade do Panamá se converteu num dos centros de concentração mundial de estrangeiros, tanto que precisou expandir-se para os céus, construindo os edifícios mais altos de América Latina. Igualmente foi o crescente número de shoppings internacionais, de centros bancários e de férias, o que fez com que a cidade seja apelidada de "Dubai Latina" devido e seu notável crescimento.


Dicas:

3 a 4 dias são suficientes para conhecer a Cidade do Panamá. A melhor forma para se deslocar é por meio dos ônibus coloridos e antigos. Adrenalina! Eles correm e buzinam muito, se "enfiando" pelo transito congestionado da cidade. A passagem custa 25 centavos de Dólar Americano, moeda usada oficialmente no país devido a ocupação norte americana. De ônibus é possível conhecer todos os grandes centros de compras da cidade e os principais pontos turísticos.

Localizada na entrada sul do Canal do Panamá, está a Via Amador, que é o playground dos panamenhos. Uma avenida que une 4 ilhotas, construídas com material retirado da dragagem do Canal. O lugar possui pista para corrida e bicicletas e alguns shoppings com vários restaurantes temáticos. O local é bem movimentado e atrai vários turistas e outras atividades, bom lugar para caminhadas e passeios de bicicleta. De lá é possível avistar toda a cidade.


Considerado pelos panamenhos como uma das maravilhas do mundo, o Canal do Panamá é uma obra de engenharia que impressiona tanto pela extensão, como pelo seu mecanismo de funcionamento. Não deixe de visitar a eclusa de Miraflores (a mais próxima da Cidade do Panamá). Em uma rápida visita, não se demora para descobrir porque o imenso projeto demorou dez anos para ser concluído pelos americanos.

Uma das zonas mais charmosas da Cidade do Panamá é Casco Viejo. Povoada de prédios antigos, a maioria datada entre 1661 e 1668, possui arquitetura espanhola com forte influência francesa. É possível ver prédios surrados pelo tempo ao lado de prédios belamente pintados e reformados, um contraste que resume a relação entre Casco Viejo e a Cidade do Panamá. A Cidade Velha era onde a original Cidade do Panamá ficava.





Mande sua dica sobre a Cidade do Panamá em forma de comentário.

Nenhum comentário: