17 de ago. de 2009

Italia


A Itália fica localizada no sul da europeu, ocupando quase toda a Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e da Sicília. O país compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do mar Adriático com a Croácia e a Eslovênia e através do Mar Lígure com a França. A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo. A população da Itália remonta aos tempos pré-históricos, época da qual foram encontrados importantes vestígios arqueológicos. A Itália contemporânea nasceu como um estado unitário em 1861 quando a maioria dos estados da península foram unidas sob o comando do Rei da Sardenha Vittorio Emanuele II.






O Lago de Garda é o maior lago da Itália e localiza-se no norte do país entre as regiões de Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Adige. O norte do Lago de Garda foi parte da Áustria-Hungria até 1918 e hoje banha várias comunas italianas: Sirmione, Desenzano del Garda, Lonato, Padenghe sul Garda, Moniga del Garda, Manerba del Garda, San Felice del Benaco, Salò, Gardone Riviera, Toscolano-Maderno, Gargnano, Tignale, Tremosine, Limone sul Garda, Peschiera del Garda, Castelnuovo del Garda, Lazise, Bardolino, Garda, Torri del Benaco, Brenzone, Malcesine, Província de Trento, Riva del Garda, Nago e Torbole.


Dicas:

5 dias é um bom tempo para conhecer toda a região de Garda. Alugar um carro e percorrer todo o lago é uma alternativa muito interessante. Cada pequena cidade é uma surpresa e vale à pena sentir os aromas e os sabores de cada lugar. Cada bar, café, gelateria e restaurante será uma experiência diferente para os mais curiosos!




Os hoteis não são caros e assim como os restaurantes são simples mas de boa qualidade. Saborear uma truta do lago é uma boa dica gastronomica. Assim como visitar os pequenos mercados locais. Acordar e saborear um café da manhã italiano, com vista ao Lago de Garda, nos fundos de um hotel romântico não tem preço. Dá vontade de passar uma noite (e uma manhã) em cada cidadezinha em volta do lago. Jantar no fim do dia a beira do lago não deixa de ser surprendente.



Um passeio de barco pelo lago também deve ser feito, pois muitas manções que mal são vistas da estrada, têm seus jardins virados para o lago. O lago é muito grande e de água limpa, onde pode ser vista muita gente velejando, principalmetne em Riva del Garda, ao norte do lago, onde os ventos são mais fortes.





Veneza é uma cidade no nordeste de Itália, tem cerca de 266 181 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. A comuna de Veneza inclui também as ilhas de Murano, Burano e outras na lagoa de Veneza. A parte de Veneza em terra firme é a comuna de Mestre. A cidade foi formada num arquipélago no noroeste do mar Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo. É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal e numerosas igrejas e museus. Veneza é ainda famosa pela fabrica de vidro, pelo Carnaval de Veneza, pelos casinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel lá. Também é mundialmente famosa pelos seus canais. A cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas em que a cidade é construída são ligadas por cerca de 400 pontes. No velho centro, os canais servem a função de estradas, e de qualquer forma de transporte sobre a água ou a pé.

Dicas:

2 ou 3 dias são suficientes para conhecer Veneza. Um passeio de gondola pelos canais é uma tentação, porém o preço é salgado. Na alta temporada chegam a cobrar 80 Euros por pessoa por um passeio de uma hora. A opção mais barata pode ser um passeio de "traghetto" (uma espécie de gôndola coletiva) pelo Grande Canal, muito mais barato que o aluguel de uma gôndola. Ao entardecer, o sol colore as fachadas dos palácios ao longo do canal e realça os reflexos na água. A cidade é lotada de turistas o ano todo, chegando a ser inconveniente tranritar pelas ruas. Os hoteis tendem a ser caros e muito simples, mas a maioria das pessoas está lá para curtir a cidade e não os hoteis. Uma boa dica de Hotel que fica quase em frente a estação férrea, é o Hotel Airone. O preço é compatível com os preços de Veneza. Não é barato e mesmo assim o hotel não é grandes coisas. Pode até assustar porque o predio é muito antigo, mas a dica vale pelo bom atendimento e pela boa localização.



Veneza é um museu a céu aberto. Caminhar sem rumo pelas ruas estreitas, entrar nas igrejas e passar por velhas casas já é uma experiência inesquecível. Não deixe de visitar a Basílica de São Marco exibe uma surpreendente coleção de mosaicos, como "A Chegada do Corpo de São Marco", na fachada que fica na Praça de São Marco. Esta praça resume tudo o que você leu, viu e ouviu sobre Veneza antes de chegar lá. A imensa praça, sempre lotada de turistas, artistas de rua e pombos, é rodeado pela Basílica de San Marco, a Torre do Relógio e Museu Correr entre outras atrações.


A Torre do Relógio, construída no final do século 15, exibe as fases da lua e os signos do zodíaco, representados em azul e dourado no grande relógio. Uma lenda conta que depois que os inventores do relógio terminaram a obra, tiveram seus olhos arrancados para que não pudessem repetir tal projeto. No alto está a figura do leão alado de São Marco, símbolo da cidade de Veneza. Ainda nas adjacências, o Palácio Ducal foi residência dos governantes de Veneza, chamados de doges, no século 9. O corpo principal do palácio é todo feito em mármore.
Roma é a capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade. No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. O turismo possui um papel vital na economia de Roma, dado o status da cidade como um dos mais famosos e mais conhecidos destinos turísticos do mundo. O coração da cidade é servido por uma rede de metrô, onde a construção do primeiro ramo teve lugar na década de 1930 e estava planejada para ligar rapidamente a estação de Termini com a então recente área nos subúrbios a sul. Devido a segunda guerra mundial a linha foi inaugurada em 1955 e é atualmente parte da Linha B. A linha A foi inaugurada em 1980 entre as estações de Ottaviano e Anagnina, e mais tarde expandida em etapas até Battistini. Durante a década de 1990 foi inaugurada uma extensão à Linha B de Termini a Rebibbia e encontra-se em construção uma ramificação da mesma. Roma está repleta de remanescências do seu passado milenar. No decurso da sua História de mais de dois mil anos, Roma acumulou inúmeros e notáveis tesouros de arte e um património arqueológico sem igual no resto do mundo.





Dicas:

3 ou 4 dias já bastam para conhecer Roma e Vaticano, pois todoas as atrações estão próximas. Alugar uma scooter é um boa e barata opção para conhecer as duas cidades onde uma está dentro da outra! O metrô também é um bom meio de se deslocar com ticket custando 1 Euro. Mas uma boa alternativa é o passe de um dia que custa 4 Euros, onde você pode circular por todas as estações pagando apenas uma passagem e se deslocar até cada minumento ou praça. Mas o importante neste caso é ter um guia e um mapa, pois assim saberá onde descer e o que vai encontrar.




A gastronomia de Roma é famosa, mas os aglomerados turísticos não trazem opções tão boas quanto nos restaurantes de bairros mais afastados. Com fama de possuir a melhor culinária do mundo, a Itália oferece muitas opções gastronômicas, mas a sua melhor refeição em Roma certametne será feita no bairro Trastevere. Trastevere, sem dúvida, tem atmosfera única. Suas ruas, feitas de pedra, são estreitas e sinuosas. Das janelas das antigas casas, cuja beleza é realçada pelo amarelo descascado das paredes, italianos autenticos observam o movimento dos transeuntes, que passam, vagarosos, pelas históricas vielas.





Bom atendimento e cordialidade não são o forte dos italianos e nos locais turísticos você pode ser muito mal atendido, mas exceções existem! Alguns restaurantes e lojas chegam a atender bem quem é de fora e principalmente se for brasileiro!. Uma boa dica de Hotel que fica bem na área central de Roma e muito próxima da estação ventral (Termini) é o Hotel Flower Garden. Preço razoável, boas instalações e atendimento de primeira. Bem em frente ao Hotel tem um restaurante que foge dos padrões turísticos, fica no subsolo e tem um atendimento de primeira, sem falar nos pratos!




Mande sua dica sobre estas regiões da Italia em forma de comentário.

Nenhum comentário: